Nas promessas de muitas pessoas para o inicio do novo ano está começar uma nova prática esportiva, seja por questões de saúde, busca de diversão ou mudanças de hábitos. E muitos veem no tênis um caminho para tornar essa promessa em realidade, o que é muito positivo!
Por isso achamos este momento oportuno para dar algumas dicas para quem quer começar a jogar e não sabe por onde. Se você se encaixa neste grupo e quer saber mais sobre o que é necessário para aprender a jogar tênis, continue lendo!
Conte com um profissional
O tênis é um esporte que exige orientação, não tente começar sozinho, pois isso pode acarretar em lesões e machucados. Um profissional te guiará nos movimentos de forma correta, como segurar a raquete de forma correta e até qual raquete é ideal para seu perfil.
Sabemos o quanto é tentador comprar raquetes, tênis e bolinhas antes mesmo de começar, mas é importante que, em primeiro lugar, você tenha um local de confiança com bons profissionais para treinar.
Fazendo aula com bons profissionais com formação em Educação Física, que te orientem e que te auxiliem nas suas dificuldades, logo os primeiros resultados aparecerão e isto será extremamente recompensador.
Foque nos materiais necessários
Como já dissemos, sabemos o quão divertido é comprar raquetes, roupas e bolinhas. Porém muitos se esquecem que o principal: o tênis.
Um tênis adequado pode ser adquirido com ajuda do seu treinador logo nas primeiras práticas. Ele é muito importante, pois quanto mais elaborados vão se tornando os movimentos, mais é exigido dos pés.
As raquetes normalmente são emprestadas nos locais de aula, muitas vezes poupando o aluno deste investimento inicial. Seu treinador também poderá te orientar sobre as melhores raquetes para você, mas já podemos adiantar que há raquetes para iniciantes, intermediários e avançados.
As roupas indicadas são roupas esportivas leves, um boné e filtro solar caso a quadra seja descoberta.
As bolinhas muitas vezes são cedidas pelos locais de treino, porém é importante você guardar essa informação: a bola vermelha é 75% mais lenta, a bola laranja (do beach tennis) é 50% mais lenta e a verde é 25% mais lenta. As bolinhas vermelhas, exatamente por conta de sua maior lentidão, e também por serem mais macias, são as mais indicadas para iniciantes.
Tenha um bom local para treinar
Geralmente as pessoas jogam em clubes, academias ou quadras públicas.
Uma quadra em bom estado de conservação, que possui manutenções recorrentes é importante para evitar lesões e machucados.
Além disso, quando você escolhe um local adequado para treinar, há mais chances de conhecer pessoas do mesmo nível que o seu e praticar com elas.
Apesar de ser um esporte “solitário”, ou seja, você consegue praticar sozinho no paredão, o tênis se torna muito mais divertido quando é praticado com um amigo!
Cada um tem o seu tempo!
Parece um pouco óbvio, mas é importante relembrarmos que no tênis, cada um tem o seu tempo de aprendizado. O professor deve reconhecer a diferença no aprendizado entre seus alunos e adaptar suas aulas para que fiquem harmônicas para todos.
O tênis é um esporte muito técnico que todos conseguem aprender, alguns com mais dificuldade enquanto outros têm mais facilidade, portanto é muito importante não comparar o seu tempo com o tempo de outros.